Varizes: tratamento e sintomas

sinais de varizes

O nome dessa doença é baseado emvarizes das extremidades inferiores, reside a palavra latina "varicis". É traduzido como "inchaço", o que reflete plenamente o principal sintoma desta patologia, que se caracteriza pela expansão anormal das veias. É acompanhada por outras manifestações não menos desagradáveis, na forma de comprometimento do fluxo sanguíneo e disfunção valvar.
As estatísticas médicas são inexoráveis: a doença afetou a maior parte da população mundial! Assim, as manifestações clínicas das varizes, expressas em graus variados, são encontradas em quase 90% das mulheres e em mais de 65% dos homens. Infelizmente, a doença está cada vez mais jovem – e hoje há relatos de que ela está sendo detectada até mesmo em crianças em idade escolar!

Se você tiver mais de 80% dos sintomas listados, recomendamos fortemente que consulte um médico para aconselhamento.

Varizesé uma doença das veias, cujas manifestações clínicas são a expansão e tortuosidade patológica das veias, com formação de nódulos venosos, e a subsequente progressão dos sintomas de insuficiência venosa crónica de vários graus de gravidade (desde uma sensação de peso , fadiga nas pernas, graus variados de inchaço, ao desenvolvimento de compactações de tecido adiposo subcutâneo e pele, aparecimento de dermatites, eczema e eventual formação de úlceras tróficas venosas).

Os médicos classificam esse quadro patológico como polietiológico, pois ocorre por influência de diversos fatores. Os principais incluem:

  • Predisposição congênita;
  • Gravidez em mulheres;
  • Desequilíbrios hormonais;
  • Excesso de peso;
  • Estilo de vida passivo.

Uma equipe profissional de flebologistas da rede de clínicas familiares "Médico Próximo" está sempre pronta para ajudar quem deseja se curar desta doença. A seleção de um curso de tratamento é feita individualmente, levando em consideração todos os fatores. Juntamente com o uso de técnicas modernas e eficazes, isso permite alcançar os resultados desejados.

Causas e sinais de desenvolvimento de veias varicosas

Os principais mecanismos patogenéticos que levam às veias varicosas são:

  • Aumento da pressão intravenosa, que é determinada principalmente pela pressão hidrostática na veia, resultante da ação da gravidade, medida pela altura da coluna de fluido, ou seja, a distância do coração até o ponto da perna onde é feita a medição. E a pressão dentro das cavidades do corpo - abdominal ou pleural, quando aumentada (gravidez, excesso de peso, levantar e carregar objetos pesados, etc. ) piora o retorno do sangue venoso ao coração.
  • Fraqueza relativa da parede venosa, que é determinado geneticamente, mas às vezes pode mudar sob a influência de processos inflamatórios na veia.

A interação desses fatores leva ao estiramento progressivo da veia, ao desenvolvimento de insuficiência das válvulas venosas, ao aparecimento de fluxo sanguíneo reverso e à ocorrência de estagnação no leito venoso.

Com a exposição prolongada a fatores provocadores, desenvolvem-se processos inflamatórios que, à medida que se desenvolvem, afetam e enfraquecem a resistência da parede venosa das válvulas venosas.

Como resultado de todos esses processos, ocorre um fluxo reverso patológico de sangue pela veia, que é chamado de refluxo e se desenvolve estagnação venosa, o que leva ao desenvolvimento de inflamação da gordura subcutânea e da pele, que, com maior progressão, leva a o aparecimento de uma úlcera trófica

Sintomas de varizes:

  • Expansão e tortuosidade visualmente perceptíveis das veias safenas, em casos avançados - formação de nódulos venosos;
  • Sensação de peso, cansaço, plenitude nas panturrilhas das extremidades inferiores;
  • Formação de telangiectasias ("estrelas", "teias" vasculares);
  • Cãibras nos músculos da panturrilha à noite;
  • Inchaço dos pés e pernas;
  • Comichão, secura, hiperpigmentação e azulamento da pele
  • O aparecimento de úlceras tróficas, chorosas e de difícil cicatrização.

Riscos de varizes

As varizes nas pernas são mais um problema cosmético, mas podem levar a complicações desagradáveis: insuficiência venosa crônica e inflamação da veia, chamada varicotromboflebite aguda. A varicotromboflebite aguda é uma condição patológica que ocorre como resultado da inflamação da parede venosa e do aparecimento de um coágulo sanguíneo no lúmen. Uma complicação perigosa da varictromboflebite é o crescimento contínuo do coágulo sanguíneo e sua propagação nas veias profundas. Portanto, esta condição requer supervisão e tratamento médico obrigatório e, às vezes, leva a uma cirurgia de emergência. A medicina moderna oferece uma série de técnicas eficazes que podem ajudar a eliminar o risco de desenvolver tais condições, mas o tratamento deve ser iniciado em tempo hábil.

Classificação de varizes

Existem diferentes classificações de varizes, que são apresentadas na tabela abaixo.

Tipo/estágio/classe de varizes segundo CEAP

Sinais

A forma da patologia, seu grau e as complicações a que conduziu

C1

Danos aos vasos intradérmicos: telangiectasia (coloquialmente - "aranhas", "redes", "asteriscos") e veias reticulares dilatadas.

C2

Dilatação, tortuosidade patológica Danos às veias safenas.

C3

Danos às veias safenas, acompanhados de edema

C4a

C4b

O aparecimento de hiperpigmentação (cor marrom escuro) na parte inferior da perna ou eczema (inflamação da pele, dermatite) O desenvolvimento de lipodermatosclerose (inflamação e espessamento do tecido adiposo subcutâneo).

C5

Úlcera trófica curada

C6

Úlcera trófica "aberta"

Estágios de desenvolvimento de uma condição patológica segundo Savelyev

Compensação

Não há sintomas ou queixas. O exame revela veias dilatadas em uma ou ambas as extremidades inferiores.

Subcompensação

O paciente sente desconforto, que se expressa em inchaço e "alfinetes e agulhas" nas pernas, além de cãibras nos músculos da panturrilha à noite. A condição é acompanhada de inchaço à noite, que desaparece pela manhã. Ao exame, são reveladas veias varicosas das extremidades inferiores.

Descompensação

O desconforto listado acima complementa lesões inflamatórias da pele e eczema. A pele fica seca e brilhante e surge hiperpigmentação.

Dinâmica de desenvolvimento de veias varicosas

Quadro clínico da doençadepende do estágio de progressão da doença. Ao mesmo tempo, os médicos identificam o principal sinal clínico que determinou o nome da doença - dilatação das veias safenas dos membros inferiores.

Início do desenvolvimento da doença

Inicialmente, os pacientes sentem peso nas pernas, cansaço e dores nas pernas. Durante este período, os sinais visuais da patologia não são visíveis. Muitas vezes há casos em que os sintomas acima também estão ausentes, por isso os pacientes não procuram ajuda médica profissional. Durante o exame do flebologista, ele identifica veias moles dilatadas, cuja pele não sofreu alterações patológicas.

Estágio de subcompensação

À medida que a doença progride, os pacientes notam dor, surge inchaço ao ficar em pé ou sentado por longos períodos de tempo, que desaparece à noite. Durante o exame, o flebologista nota um leve inchaço na região do tornozelo.

Estágio de descompensação

A progressão da patologia se expressa em uma sensação constante de peso nas extremidades inferiores, fadiga rápida e cãibras nos músculos da panturrilha à noite. Além disso, ocorre coceira intensa à noite.

Quando examinado por um médico, é revelada uma dilatação pronunciada das veias das extremidades inferiores e fluxo sanguíneo prejudicado. Nota-se tensão das veias, adesão de suas paredes à pele, hiperpigmentação, cianose, aspereza e ressecamento da pele.

As alterações na pele aparecem no terço inferior da perna. Em primeiro lugar, representam o aparecimento de uma coloração castanha da pele, o desenvolvimento de inflamação - dermatite ou eczema, o aparecimento de compactação do tecido adiposo subcutâneo, contra o qual posteriormente começam a formar-se e progredir úlceras tróficas.

Diagnóstico de varizes

Tratamento de varizesprescrito após o paciente ter sido submetido a um estudo diagnóstico abrangente, que permite determinar com precisão o estágio de desenvolvimento da doença e as alterações patológicas a que ela levou. Dependendo da situação, pode incluir os seguintes estudos das veias inferiores:

  • Inspeção;
  • Digitalização duplex/triplex.
  • Estudos de alguns indicadores de coagulação, marcadores de trombofilia

Método principaldiagnóstico de varizesé um exame de ultrassom, além do qual também realizam uma gama completa de exames e testes funcionais.

Tratamento de varizes

A flebologia moderna oferece uma série de métodos eficazesmétodos de tratamento de varizes. A sua seleção é feita de forma individualizada, com base no caso clínico e nas indicações do paciente.

As técnicas conservadoras não devem se opor às cirúrgicas, pois são utilizadas em combinação. Às vezes, o tratamento conservador pode ser realizado de forma independente, mas é importante entender que não pode levar à cura, embora retarde o desenvolvimento da patologia e também tenha um efeito positivo no estado do paciente.

Terapia conservadora

Quando usar sozinho?

  • Preparar pacientes para cirurgia em estágios avançados da doença;
  • Existem contra-indicações para a cirurgia ou é necessário adiá-la;
  • Para a recuperação de pacientes após a cirurgia.

Problemas que podem ser resolvidos

  • Eliminação de manifestações clínicas;
  • Melhorar o bem-estar e a qualidade de vida do paciente;

Técnicas utilizadas

Terapia de compressão, que reduz o diâmetro das veias e elimina o refluxo, além de estimular o retorno do sangue venoso ao coração e a drenagem linfática. No processo são utilizadas bandagens elásticas e meias de compressão terapêutica, que o paciente usa diariamente ao longo da vida ou até o final da correção cirúrgica. O uso de meias de compressão terapêutica corrige de forma adequada e rápida os distúrbios hemodinâmicos nas pernas mesmo comtratamentovarizesem estágios avançados.

A terapia medicamentosa envolve a prescrição de medicamentos farmacológicos que visam eliminar desconfortos nas pernas ou melhorar a microcirculação sanguínea e a drenagem linfática. Os medicamentos mais comumente usados são:

  • Pomadas e géis contendo óleos essenciais: troxevasina, antistax e outros
  • Preparações à base de flavonóides.

Técnicas cirúrgicas

Flebectomia

O que é isso?

Cirurgia para remover varizes.

Que problemas isso resolve?

Normalização do fluxo sanguíneo pelas veias safenas

Indicações

  • Expansão patológica das veias safenas;
  • Presença de refluxo;
  • Tromboflebite ascendente.

Peculiaridades

O procedimento envolve a remoção das veias afetadas localizadas sob a pele.

Duração

De 60 a 120 minutos.

Traumaticidade

Pequenas cicatrizes de 5 a 10 cm na região da virilha e de 0, 5 a 4 cm nas pernas. O paciente permanece no hospital por 1 a 7 dias. Licença médica até 24 dias

Coagulação/obliteração endovenosa a laser de veias varicosas (EVLK/EVLO)

O que é isso?

Técnica que visa eliminar uma veia por meio de um feixe de laser médico.

Indicações

  • Dilatação patológica da veia;
  • A presença de úlceras tróficas.

Traumaticidade

Mínimo, A operação é realizada através de punção venosa. Realizado em regime ambulatorial.

Características do período de recuperação

Imediatamente após a cirurgia, o paciente precisa caminhar por 30 a 40 minutos. É necessário usar meias de compressão por pelo menos 2 semanas. A dor geralmente está ausente ou é mínima

Escleroterapia

O que é isso?

Procedimento que envolve a introdução de uma substância especial no lúmen do vaso - o esclerosante, que provoca a formação de um tampão proteína-eritrócito com o posterior desaparecimento da veia.

Indicações

Flebeurisma.

Peculiaridades

A técnica é eficaz no tratamento de veias intradérmicas, em outros casos - como complemento na retirada de pequenos ramos residuais dos troncos principais.

Complicações

As complicações são relativamente raras.

Prevenção de varizes

A prevenção inclui:

  • Usar meias de compressão;
  • Manter o peso corporal dentro dos limites normais;
  • Manter um estilo de vida ativo;
  • evite ficar muito tempo em pé;
  • Uma visita oportuna a um flebologista em caso de histórico familiar ou aparecimento de sintomas da doença.

Se ainda notar os primeiros sinais de varizes, corra para procurar ajuda médica profissional!